Cursos e Treinamentos


Capacitação e Treinamento Profissional

Individual

A Importância do Autodesenvolvimento

Autodesenvolvimento é uma competência que está sendo muito valorizada nas organizações nos dias de hoje. Especialistas afirmam que ela apresenta vantagens primeiramente ao indivíduo e, consequentemente, às empresas. Para compreender o que se trata, precisamos entender o significado de desenvolvimento.

Desenvolvimento significa aumento das capacidades ou das possibilidades. Todo desenvolvimento implica em romper com padrões já estabelecidos para adotarmos outro. Trata da promoção do potencial das pessoas, do aumento de suas possibilidades e do desfrute da liberdade de viver a vida que eles valorizam.

O desenvolvimento acontece não só no campo profissional, mas também, e principalmente, no âmbito pessoal. O ser humano é um ser holístico, portanto, o desenvolvimento ocorre em qualquer dimensão humana (física, emocional, mental, social e espiritual). O sucesso, êxito ou triunfo em uma dessas dimensões afeta de forma geral a nossa vida. Não tem como separar realização pessoal da realização profissional.

No processo de autodesenvolvimento o indivíduo assume a responsabilidade pela sua evolução, adota uma postura voltada à aprendizagem contínua. O autodesenvolvimento não é apenas um processo constante de crescimento e fortalecimento de indivíduos talentosos e competentes, mas sim um estado de espírito.

O próprio indivíduo busca recursos e condições para sua evolução. Podemos considerar recursos à educação ou qualquer outra ação que venha contribuir para que o ser humano se desenvolva. Não existe um método, um caminho único para esse desenvolvimento, ou seja, não importa se é uma pós-graduação, um treinamento técnico ou uma simples sessão de yoga, é sempre autodesenvolvimento.

Com a autoaprendizagem o indivíduo busca questionar-se, explorar-se e mais do que tudo, melhorar-se. Compromete-se em conhecer novas possibilidades, aprender novos conceitos e valores. O ser humano busca estudar cada vez mais, gerando uma curiosidade natural, que se manifesta por um interesse em descobrir e conhecer o mundo. Para tanto, é necessário possuir iniciativa, persistência, automotivação e disciplina.

Todavia, o autodesenvolvimento deve estar alinhado com a missão, visão e valores do indivíduo. Os valores norteiam a missão e a visão. São eles que direcionam nossas decisões e escolhas, principalmente na busca da realização pessoal.

O processo de autodesenvolvimento engloba algumas etapas essenciais. São elas:

  • Realizar uma autoanálise;
  • Buscar auxílio de pessoas que possam contribuir para seu autodiagnóstico, detectando pontos positivos e pontos a melhorar;
  • Definir os objetivos e meios para alcançá-los.

Nas organizações brasileiras é comum encontramos funcionários insatisfeitos com as oportunidades de desenvolvimento e com a falta ou não adequação dos treinamentos oferecidos pelas empresas. Contudo, também não é habitual encontramos empregados que assumam a corresponsabilidade de sua própria evolução e que buscam soluções para seus próprios problemas. No contexto atual, a área de gestão de pessoas nas organizações deve assumir o papel de facilitador e orientador e não de definidor da evolução profissional dos seus colaboradores.

A importância dos treinamentos para a carreira de profissionais e sucesso de empresas.

Para as empresas

Não é difícil observarmos grandes empresas convocando seus funcionários para treinamentos. No mundo corporativo, essa prática é cada vez mais comum. Empresas optam por investir na capacitação de seus colaboradores para melhorar a excelência de suas atividades dentro da organização ou diante de seu público.

Existe uma infinidade de cursos para ajudar um profissional. Quando falamos em cursos, os mais procurados são para Capacitação (Informação, Desenvolvimento, Treinamento, Marketing, Vendas, Logística, entre outros), Comunicação Externa  (Corporativa, Institucional) e Interno (RH).

Aqui algumas indagações sobre a necessidade do treinamento e capacitação profissional:

1 – Investir em treinamentos para seus funcionários está se tornando uma prática cada vez mais adotada pelas empresas. Estamos na “era do investimento profissional”?

Reciclar e capacitar equipes é fundamental. Realmente estamos em uma era onde profissionais são cada vez mais competitivos. O ritmo acelerado aliado às necessidades cada vez maiores de profissionais ágeis exige o investimento em treinamentos. Porém, o grande diferencial esta na pulverização. Empresas que possuem filiais, representantes, distribuidores e canais de venda espalhados pelo Brasil hoje não só podem como devem investir nessa capacitação maior para que a mensagem de uma organização seja uniforme.

2 – Além da importância da reciclagem do conhecimento profissional, os treinamentos aumentam a autoestima e motivam o funcionário?

Sempre. Treinar significa investir em profissionais com um propósito único: fazer com que todas as partes cresçam.

3 – Por que algumas empresas investem em treinamentos dos colaboradores e outras preferem dispensar funcionários e contratar novos em seus lugares? Qual é a melhor solução?

Aqui novamente a capacitação esta ligada não apenas a vontade da empresa em fazer com que seu colaborador seja eficiente, mas a buscar esse incentivo interno vindo do próprio funcionário. Se ele recebe treinamentos, mas não está disposto a aprender e a aplicar o conhecimento que adquire, é hora de mudar, verificar se o posto que ocupa realmente tem relação com seu perfil entre outros aspectos, e isso só se descobre com o tempo.

Para crescer profissionalmente e economicamente, é necessário que o homem aumente suas habilidades, capacidade intelectual e técnicas de trabalho. Esse processo de treinamento visa esses objetivos.

Capacitar é também treinar e visa direcionar o profissional a um processo de educação, reciclagem e alteração de comportamento. Por meio do treinamento profissional, o colaborador adquire características de pro-atividade, conhecimento sobre as necessidades específicas da empresa, do setor e, até mesmo, estar preparado para capacitar outras pessoas.

Benefícios causados pela capacitação de funcionários:

  • Redução de custos;
  • Ambiente de trabalho agradável;
  • Diminuição na rotatividade de pessoal;
  • Entrosamento entre os funcionários;
  • Empresa mais competitiva.
  • Elevação na produtividade;

Investir na capacitação e treinamento dos funcionários da sua empresa é investir no SUCESSO do seu negócio.