Colaboradores

Claudia Bock

Claudia Bock

Ph.D em Administração pela Florida Christian University é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Economia Internacional e graduada em Administração com habilitação em comércio exterior. Atua na área de Comércio Exterior a 31 anos, leciona no ensino superior desde 1990 e já atuou nas melhores Universidades do Estado de São Paulo acumulando funções em departamentos que planejam e executam ciclos de palestras, cursos de extensão, visitas técnicas, além de ser consultora de empresas.

Onivaldo Zoli – Administrador de Empresas em Comércio Exterior Bacharel em Direito, Gestor/Multiplicador, formado em Loss Prevention – pela Accenture ICTS – Israel – Pão de Açúcar – São Paulo. Professor de Logística – Senac; Professor de Gestão de Empresas e Empreendedorismo – Projov/Rotary/Alphaville; Professor de cursos de capacitação, reciclagem e melhorias de processos em diversas empresas (PPG, Rojek, Pão de Açúcar, Ricoy, Drogarias Onofre, Redecard, Avon, etc.) Consultor do Sebrae em Visual Merchandisisng e de Gestão Empresarial; Palestrante de Assuntos Motivacionais e de Gestão Empresarial.

 

Marcelo dos Santos – Possui quinze anos de experiência na área gerencial em bancos de primeira linha; Gerenciamento e analise de carteiras de crédito de pessoa jurídica e física; Experiência em atendimento em PRIVATE BANK tanto para pessoa física como para pessoa jurídica; Gestão da área de recursos humanos com trabalhos na área de treinamento e desenvolvimento de pessoas, experiência em vendas segmentadas, prospecção e conquistas de novos clientes.  Experiência Acadêmica de seis anos atuando como professor de ensino superior nas áreas de Finanças, Matemática e Estatística, atuando em turmas de bacharelado e cursos tecnológicos presenciais e a distância.

 

Ricardo Gagliardi – jornalista formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Foi redator de jornais empresariais e assessor de imprensa. Trabalhou na área comercial de empresas como Xerox do Brasil, Mobitel, Hering Têxtil e United Distillers. Atuou nas editoras Thomson Learning e Pearson Education. Foi Professor-tutor do curso a distância de Marketing, da Universidade Metodista de São Paulo. Consultor e palestrante na área de comunicação empresarial.

 

Fagner Gouveia – Graduado em Logística Empresarial e pós-graduando em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV Management, cursou Semiótica e Lingüística, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – USP. Prestou serviços na Whirlpool Unidade de Eletrodomésticos em São Paulo, liderando equipe de gestão de estoques e gestão de resultados,. Atua na área de R.H do Grupo Telefônica, na empresa Tgestiona, capacitando mais de 750 funcionários da Diretoria de Logística em todo o Brasil, e implantando a ISO  9001 em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Professor de Logística Integrada no SENAC, e do curso de Gestão de Negócios  da ANID em Barueri.

 

Edson Mota – Doutorando em Christian Doctor of Philosophy in Business Administration: Florida Christian University-EUA, mestre em Administração de Empresas. Atualmente é professor titular na UNIP, professor titular do Instituto Nacional de Pós Graduação, Mackenzie, FAT e na UNIP coordena a pós-graduação em Finanças e Banking. Autor do livro Matemática Financeira para negócios e curso interativo (EAD) em Matemática Financeira. Escreveu 7 cursos na área financeira para o Senac e também é docente da empresa, consultor de empresas e palestrante.

 

Antonio Carlos Estender – Mestre em Gestão de Negócios – Graduado em Administração. Pós Graduado nas seguintes áreas em Administração Hoteleira – SENAC. Em Administração de Marketing – FAAP, em Comunicação com o Mercado – ESPM, em Administração de Negócios – Mackenzie, em Licenciatura em Disciplinas Profissionalizantes – Campos Salles. Professor Universitário na Unipalmares, Universidade Guarulhos e UNIP. Consultor do Instituto Siegen e palestrante.

 

Maria de Lordes Zamora Damião – Mestre em Administração – Gestão de Pessoas, pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Consultoria em Recursos Humanos, pela Universidade Paulista. Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário FIEO, tendo feito licenciatura e bacharelado em Psicologia, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, de São Caetano do Sul. Atua como psicóloga e pedagoga no Programa de Orientação ao Estudo e aos Desafios (OED), da FECAP, e como professora da pós-graduação, lecionando a disciplina de Desenvolvimento Gerencial e coordenadora da pós-graduação na Faculdade Anhanguera de São Caetano do Sul. Pesquisadora dos seguintes temas: cognição, percepção, memória, eneagrama, personalidade, autoexame, motivação e competências. Consultora de empresas e palestrante.

 

Ariane de Almeida Lima – Graduada em Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo, frequentou cursos na área de gestão e marketing no SEBRAE e Fundação Nacional da Qualidade. Atua na área comercial há 16 anos e em administração de empresas há 8 anos. Entre muitas atividades exercidas estão: planejamento e organização de eventos corporativos, lançamentos e divulgação de produtos, desenvolvimento de campanhas publicitárias, vendas e ações promocionais, divulgação da empresa em revistas e mídias sociais, produção de conteúdo, desenvolvimento de treinamentos, análise de perfil e necessidades de consumidor, pesquisa de mercado, controles financeiros, planejamento estratégico e gestão de produto e marca. Consultora voluntária e líder de equipe de consultores na Agência Metodista de Consultoria da Universidade Metodista de São Paulo, utilizando ferramentas de marketing e administração

 

Sérgio Fonseca – Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), bacharel em economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação nas área de logística, qualidade e marketing. Ex gerente de logística de materiais da Embraer, de suprimentos do TI Group Automotive Systems e de Projetos e coordenador da qualidade da World Cargo Logística Internacional.

 

Isabel Macarenco – possui Doutorado pela ECA – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestrado no Programa de Educação, Cultura e História da Arte e, Graduação em Ciências Sociais. Atua como professora titular em Administração de Recursos Humanos da FECAP na Graduação e Pós-graduação. Consultoria em Gestão do Fator Humano como fonte de vantagem competitiva, o que envolve as pessoas em sua subjetividade/talentos e uma concepção de pessoas como ativo estratégico para as organizações, contextualizado num tempo e espaço e inserido em teias de relacionamento, trocas, aprendizagem e liderança.
Co- autora dos livros; 1-  Competência: a essência da liderança pessoal. Saraiva, 2009 e 2- Comunicação Empresarial na Prática, Saraiva, 2ª Edição, 2010.


Lorena Amaral –
Carreira desenvolvida em Gestão na área de Logística, com ampla experiência no gerenciamento dos processos de transporte, distribuição e movimentação de produtos; buscando objetivos estratégicos e diferenciais competitivos da empresa. Atuando com foco na otimização de atividades e recursos, redução de custos, agilidade e precisão no fluxo de informações, eficiência nos processos e na garantia da qualidade dos serviços prestados. Experiência no atendimento ao cliente e acompanhamento da prestação de serviços logísticos, revisando antigas práticas para maximização da produtividade e aumento da satisfação dos clientes. Expressiva vivência na liderança de equipes, atuando no desenvolvimento, formando um time de alto desempenho e direcionado ao alcance dos resultados.

 

Guilherme Ambrósio – Administrador de Empresas em Comércio Exterior Bacharel. Mestrando em Administração em Gestão de Pessoas e Organizações. Consultor de Comércio Exterior em importação, exportação, credenciamento de Radar, drawback, despacho aduaneiro, classificação de mercadoria entre outras. Franqueado da rede de fast-food Subway. Palestrante sobre o mercado de franquias, comércio exterior e tesouro direto.

 

Jacksolange da Silva Gomes – Gestor Logístico graduado na Universidade Metodista de São Paulo, com mais de 11 anos de experiência na Logística de Varejo, coordenador de Operações logísticas, com conhecimentos administrativos e operacionais. Especialista na estratégia de distribuição e Planejamento de programação de entrega porta a porta em todo território nacional.

 

Palmério Gusmão – Professor de ensino superior em instituições de ensino públicas e privadas. É Pós-graduado em logística empresarial e didática, com formação em logística e matemática. Anteriormente a atual posição foi Coordenador Pedagógico de Curso na Universidade Bandeirante de São Paulo e Gerente Comercial em uma empresa na área de Operações Portuárias no Porto de Santos, além de atuar em empresas igualmente renomadas como: Expresso Mirassol, Transportadora Grande ABC e Tegma. É autor de vários artigos publicados em mídias especializadas como Portal Logweb, Revista Santos Modal e Catho Educação Executiva, que totalizam mais de 40 títulos, além de treinamentos realizados e palestras.