Visitas Técnicas

EMPRESAS DE TODOS OS SEGMENTOS E PORTES, PORTOS E AEROPORTOS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS.

A atividade de visita técnica visa o encontro do acadêmico com o universo profissional, proporcionando aos participantes uma formação mais ampla. A realização destas é de extrema relevância para os alunos do ensino médio, técnico, graduação bacharelado e tecnológica, assim como pós-graduação. Nela, é possível observar o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento, além de ser possível verificar sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos nela.  Nas visitas técnicas também é possível verificar aspectos teóricos que regem a empresa. Muitos estudos e pesquisas requerem também tal visita já que há a necessidade de verificar hipóteses, teses e teorias na prática.

Os acadêmicos, deste modo, podem visualizar na prática a teoria aprendida em sala de aula, além de ficarem ainda mais motivados para o exercício futuro da profissão nas áreas afins.

As visitas técnicas também são de grande valia para profissionais, que já no exercício da profissão queiram ampliar seus horizontes de conhecimento e possam ter uma visão macro de todas as áreas e segmentos vinculados a sua realidade e tarefas diárias.

 

SEMINÁRIOS, CONGRESSOS, PALESTRAS, MISSÕES, FEIRAS, RODADA DE NEGÓCIOS.

Em um evento técnico-científico como uma palestra, congresso ou uma conferência têm-se uma ótima oportunidade de não somente atualizar ou se envolver com temáticas novas, mas também para o acadêmico fazer contato com pessoas envolvidas na área em que se deseja trabalhar. A maioria destes eventos abre espaço para a apresentação de trabalhos científicos. É o momento oportuno para divulgar seus estudos e seu potencial para um grupo seleto de profissionais. Com isso, motiva-se o aluno em seu curso, assumindo este uma postura mais crítica sobre o conteúdo ministrado em sala de aula. É um momento de novas realidades, experiências e convivências que se transformam em novas aprendizagens. Já em feiras de produtos e exposições o foco é na difusão de novas tecnologias ou mesmo um novo negócio. Da mesma forma o evento torna-se um elo entre o mundo acadêmico e o de negócios, colocando frente a frente desenvolvedores, investidores e clientes potenciais. Importante à participação de discentes de graduação e pós-graduação.

 

Feiras, palestras, congressos, simpósios, seminários, encontros estudantis e profissionais. Os tipos de eventos são variados, dos mais diversos temas e setores. A disponibilidade também é cada vez maior. Mas afinal, vale a pena investir neles?

É claro que os benefícios e valores de cada evento também são variados. Portanto, é importante avaliar bem o custo-benefício de cada um. Além disso, a participação em eventos como esses demanda tempo. Geralmente, um tempo que seria livre, inclusive. Ou seja, trata-se de um investimento de tempo e de dinheiro.

Mas há pelo menos 6 fortes razões para procurar se envolver em iniciativas desse tipo. Veja só:

1 – Para manter-se atualizado

Manter-se bem informado sobre o mercado e sobre o contexto em geral é importante em qualquer ramo estudantil ou profissional.

Para tanto, palestras, seminários, simpósios e congressos estudantis são alguns dos eventos mais recomendados, onde é possível informar-se com mais precisão sobre assuntos específicos de cada área ou setor.

Escolher eventos com a participação de referências em sua área de atuação é uma ótima dica para manter-se em atualização constante, seja ouvindo grandes palestrantes e captando ideias inovadoras, seja observando exemplos práticos de novos produtos, serviços e soluções.

2 – Para ampliar o networking

Durante eventos estudantis e profissionais, costumam haver alguns momentos de interação, como almoços e coffee-breaks, importantes para fazer contato com outros participantes.

A relevância de tais contatos está não apenas na troca de informações e nas reflexões conjuntas, mas também na possibilidade de novas parcerias.

Ou seja, participar de eventos assim pode ser uma boa estratégia para ampliar sua rede de contatos e quem sabe descobrir novos clientes ou até novas oportunidades profissionais.

3 – Para aprender mais rapidamente um assunto

Eventos como palestras e seminários oferecem conhecimento concentrado. Em vez de passar meses em um curso ou buscar informações fragmentadas em sites e blogs diversos, participando de um evento assim, você foca várias horas no aprendizado de um assunto (ou vários).

Essa concentração do aprendizado em pouco tempo ainda pode ser uma boa estratégia para quem não tem muita disciplina nos estudos ou não tem o hábito de buscar informações.

4 – Para encontrar novos parceiros

Feiras, palestras e seminários costumam atrair muitos empreendedores, donos de empresa, fornecedores, além de outros estudantes e profissionais. Ou seja, são ótimos momentos de fazer contatos e criar boas oportunidades de parcerias e negócios. Não é à toa que o cartão de visita costuma ser peça-chave em eventos assim.

5 – Para descobrir novos produtos e serviços do mercado

Muitos produtos e serviços novos são apresentados durante eventos profissionais.

Algumas vezes são os próprios fabricantes ou fornecedores que participam do evento e chegam até a oferecer descontos especiais pela aquisição no local.

Em outros casos, palestrantes e oradores recomendam produtos ou serviços que se destacam no mercado e podem acabar interessando aos participantes.

De qualquer forma, os eventos também cumprem a função de trazer novidades de produtos ou serviços de cada setor.

6 – Para encontrar soluções de negócios

Em palestras, congressos e seminários, é possível encontrar estudantes e profissionais que enfrentam desafios similares. A troca de experiências entre pessoas com diferentes habilidades que vivem os mesmos dilemas é enriquecedora.

A participação em eventos internacionais valorizará seu currículo acadêmico e profissional, além de contribuir para o aumento do conhecimento geral de outros países, culturas, hábitos, religiões entre outros aspectos que contribuem para a formação completa de um profissional de excelência.