VISITA T├ëCNICA ├Ç BARRA BONITA – 18/09/2015

VISITA T├ëCNICA ├Ç BARRA BONITA – 18/09/2015

A  Hidrovia Tietê-Paraná consiste em uma via de navegação que liga a região Sul, Sudeste e Centro-oeste do país, ao longo dos rios Paraná e Tietê. Nos locais que apresentam desníveis foram construídas represas para nivelar as águas. Essa hidrovia é de extrema importância para o escoamento de grãos dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e parte de Rondônia, Tocantins e Minas Gerais. O transporte hidroviário é bastante viável economicamente, principalmente em relação ao rodoviário, que é o mais difundido no país, mas possui um elevado custo por tonelada em virtude de sua manutenção.

O tour dura tr├¬s horas. Durante todo o passeio, os comandantes d├úo informa├º├╡es sobre o rio e sua hist├│ria – as fazendas de caf├⌐ do s├⌐culo 19, as pontes antigas… Entre um dado e outro, observa-se as aves nas margens verdes do rio. S├úo┬ágar├ºas-pardas, bigu├ís e patos selvagens, colhereiros, soc├│s e jaburus que dividem espa├ºo com barquinhos de pescadores, jet-skis, algumas mans├╡es e bonitas paisagens.

O passeio segue rio acima até chegar à eclusa, o ponto alto da aventura. A engenhoca é uma espécie de elevador gigante que ajuda as embarcações a vencer um desnível de 26 metros no rio causado pela barragem. A de Barra Bonita, concluída em 1973, foi uma das primeiras eclusas da América do Sul e faz a travessia das embarcações em 12 minutos.